Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Brasília foi criado em 2002, dois anos após o desmembramento da Faculdade de Medicina (FM), como unidade autônoma da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).
Existiam à época, na FM, três programas de pós-graduação: Medicina Tropical, com foco em pesquisa e formação específica nessa área; Patologia Molecular, que atendia especialmente à pesquisa e formação em áreas básicas; e o Programa de Clínica Médica, voltado para essa área da Medicina. O Programa de Clínica Médica foi extinto e, então, foi criado o Programa em Ciências Médicas, com a proposta de desenvolvimento de pesquisa científica translacional, formação de discentes para atuarem em diferentes setores, que atendesse às diversas especialidades e subáreas da Medicina e áreas afins, com maior atuação multidisciplinar e inserção social. Além disso, o programa visou se tornar um polo de formação de pessoal qualificado na Região Centro-Oeste do país, não limitando sua importância apenas para esta Região.
A evolução histórica tem demonstrado que esses anseios vêm sendo contemplados, o que se constata por meio de crescente produção científica de qualidade e de inserção de nossos egressos em diversas instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, empreendedorismo, hospitais e clínicas privadas, e em outras áreas afins do mercado de trabalho, principalmente nessa região do Brasil. Destaca-se a forte inserção de professores e estudantes do PPGCM em atividades de extensão continuada, seja no âmbito de diretrizes de programas nacionais, nos hospitais ou em diferentes cenários sociais, incluindo especialmente o atual cenário de crise sanitária. A internacionalização é uma marca, inclusive com um histórico de defesas de teses em cotutela desde o início do PPGCM, e hoje com um forte plano de atividades no âmbito do projeto de internacionalização Capes PrInt, o que permitiu o deslocamento de estudantes, técnicos e professores nacionais e internacionais. Devido à pandemia, enquanto aguardamos a oportunidade para reiniciar os intercâmbios presenciais, continua o trabalho com as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão acontecendo de forma online.