Sob a coordenação da Profa Laila Salmen Espindola e da Profa Licia Maria Henrique da Mota, além de compartilhar experiências, a oportunidade contribuiu com a formação de médicos e outros profissionais de saúde na Nicarágua. Professores e discentes do PPGCM e outros profissionais de saúde da UnB e HUB colaboraram com a execução do curso de formação continuada em diferentes áreas da medicina, incluindo atendimento a pacientes com COVID-19, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, pediatria, psiquiatria e reumatologia.
A formação aconteceu entre os dias 01 de outubro e 16 de dezembro de 2020, e beneficiou cerca de 3000 médicos de 42 hospitais e centros de saúde pública da Nicarágua. As aulas foram transmitidas em tempo real com tradução consecutiva para o espanhol. Durante os três meses, às quartas e quintas-feiras, entre 12 e 14 h, duas aulas foram ministradas durante 22 semanas totalizando 45 apresentações.
Aprendemos com esse intercâmbio de experiências, a impressionante capacidade da Nicarágua em organizar de forma tão eficiente, profissionais de saúde de tantos hospitais e postos de saúde.
Este projeto permitiu ainda a integração entre os professores e os novos discentes do PPGCM.
Compartilhar ciência, educação e divulgação científica em um período de pandemia fortaleceu todos nós - Brasil e Nicarágua!!
Médicos e estudantes de Medicina participando das aulas transmitidas em tempo real com tradução simultânea
Postagens das aulas no Instagram do PPGCM @poscienciasmedicas
Postagem da Cooperação Brasil-Nicarágua anunciando o curso de formação contínua